novembro 30, 2006

Os costumes...

Crescimento profissional, mestrado caminhando (a passos de cágado), me sinto mais inteira, mais mulher, mais tudo. Vejo que de repente, o outro passou a não ter muito lugar, será que o outro era apenas um apêndice?

Não sei... sei que é pouco tempo pra avaliar... mas quando a gente sai de uma relação não é pra gente sofrer? Não é pra gente se desesperar? A saudade ainda não apareceu... não deu tempo talvez...

Por que eu simplesmente estou apática? Será que a ficha não caiu? Ou será que a certeza que ele não é o cara certo pra mim já estava no meu consciente? Há certo? Há errado?

Eu nem quero descobrir... porque isso dá trabalho, prefiro deixar o tempo passar e quando ele me mostrar e se em conjunto com minha razão houver uma concordância dizendo que é pra ser... é porque é. Ou não...Rs...

Só sei que estou habituada a alguns costumes que terão que ser modificados...

ok, adoro mudanças, mas

me questiono uma coisa, aonde foram paras as tais palavras sinceras? Eram apenas frases de efeito? As músicas cantadas olho no olho, o brilho ofuscando quem tava perto.... ai ai ai

E é justamente isso que mais pesa na hora de uma separação, pelo menos pra mim...

Modificar os costumes, a companhia certa para as festas e cinema, o amigo sincero que sabe tudo da sua vida, até das suas fraquezas... aquele que te dá colo quando vê que vc simplesmente está insegura por algum motivo... é , isso faz falta.

Mas concordo também que quando mudamos de fase, um mundo novo de possibilidades se abre... Há tanto pra conhecer, tanto pra viver, tanta gente pra curtir... E se esse break for apenas passageiro, ótimo também, porque acredito que simplesmente tudo que ocorre é para o aprendizado, que é o combustível para o crescimento.

sim, já deu pra perceber, sou uma otimista incorrigível!

novembro 29, 2006

O que me assusta

Sabem o que me assusta?

Forçar uma mudança... por exemplo, em fazer que do nada que o coração se sinta vazio, lutar para que ele esvazie logo e seja indiferente a pessoas, sentimentos antigos, frustrações.... a luta é sempre essa.

A gente luta para que ele não se encha tão de pressa de expectativas, amor, paixão, esperanças...uma forma de auto-presercação.

"sim, com esse vai dar certo" a gente logo pensa, e se arreganha, se mostra, se abre, se doa...simplesmente confia.

Mas comigo nunca dá. Enjoo rápido, exijo demais, me doou, e tenho uma maneira própria de querer me sentir amada, que quase sempre o outro não entende.

Estou cheia de palavras, de promessas vãs, de olhares perdidos e mentiras verdadeiras...

Lendo um texto da Martha Medeiros me vi ali. Um texto que falava justamente sobre a facilidade de se dizer eu te amo, e as pessoas não saberem provar o que dizem...

Anseios, crenças, expectativas...homens e mulheres que dizem as palavras mágicas sem ter noção do real significado do sentimento, do envolvimento e importância que ele traz.

Amar é sobretudo PALAVRAS + AÇÕES

É isso, acho que o ideal daqui pra frente é formar uma equipe, contratar alguém bom de bico que te dirá tudo que vc deseja ouvir, e uma outra pessoa para executar o que o outro diz.

Seria assim, um triângulo perfeito.

rs...


Sentir-se amado

M.Medeiros

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas.

Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, umadiferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e dizque me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto desangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisasenraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha adividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas nãoestão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se apostos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, casovocê esteja delirando.

"Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza enquando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água.

"Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estavadramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vemaqui, tira este sapato."

E sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformama mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido.

Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo.

Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo"

( e adiciono: Quem ama, não foge!)

novembro 23, 2006

Mil desculpas

Queridos 6 leitores,

Venho por meio desta me desculpar por não estar dando atenção a esse blog...

mas é que realmente assobiar e chupar cana é muito difícil:

Trabalho Novo
Pesquisa em andamento
Dissertação do mestrado
Namorado morando no Rio...

e ainda: a Sumaúma bombando (www.sumauma.org) ... filmagens, sets, vídeos, edições...

Realmente, não tenho tido tempo pra nada!

Mas prometo que irei me organizar e voltarei a escrever,

novembro 15, 2006

"É preciso a chuva pra Florir"

Esse é um verso de uma música que se chama TOCANDO EM FRENTE, é de autoria do Renato Teixeira e Almir Sader, já a ouvi na voz de Maria Bethânia e também dos compositores

A primeira vez que ouvi foi deitada na cama com o Júlio, de repente me vi em lágrimas, ele ficou preocupado, perguntando se tinha feito ou falado algo errado, mas era a beleza da letra que me comovia...

Uma mensagem sobre as coisas simples da vida, sobre os cheiros, os sons, a forma brejeira de encarar a vida e ver beleza nas situações mais corriqueiras.

Lembro que quando estudava no segundo grau uma das matérias preferias era Literatura. Lembro que quando estudei a fase do romantismo (e nem é meu período favorito), mas uma das características mais marcantes para mim era a forma como os poetas transmitiam seus estados de humor.

Se há felicidade, o Sol brilhava, os passaros cantavam, se havia romance a Lua estava sempre cheia, se havia tristeza, a Lua estava minguante e chovia, e tudo era muito cinza...

Acho que na vida, muitas vezes, acabamos por internalizar e ver o mundo com o filtro do nosso estado de humor.

Tristeza e felicidade passam a ser filtros opostos que influenciam a maneira como enxergamos o que está a nossa volta, e assim também influenciam tudo que recebemos do mundo exterior, emoções, sons, cores, imagens, etc...

É como num máquina fotográfica (das analógicas) onde os filtros eram colocados na ponta das lentes e funcionava como um véu que se posicionava entre a imagem que o fotógrafo via o mundo, e o mundo que via aparecia para ele.

Muitas vezes não ver cores, não ver Sol brilhando não significa que eles não estejam lá.

Eles estão.

É o seu filtro que não está deixando a beleza que te rodeia passar pela sua lente.

O Sol pode não brilhar, o dia pode estar nublado, mas como não apreciar o dia nebuloso de uma tarde de domingo, chuva fina caindo, uma praia deserta?

Tudo depende do filtro na lente dos nossos olhos norteados por nossas emoções.

Há beleza sempre.

Quem sabe tendo consciência dos tais filtros em nossas lentes, possamos assim, relativizar os nossos estados de tristeza, desânimo, depressão... e ter a certeza que existe outros bons sentimentos a nossa volta, e o que estamos sentindo é apenas momentâneo e fugaz.

Ter certeza disso não é maravilhoso?



Tocando em Frente

Composição: Almir Sater e Renato Teixeira

"Ando devagar porque já tive pressa
e levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou nada sei...
Conhecer as manhas e as manhãs
o sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Penso que cumpri a vida seja simplesmente
compreender a marcha ir tocando em frente
como um velho boiadeiro
levando a boiada eu vou tocando os dias
pela longa estrada eu vou, estrada eu sou
Conhecer as manhas e as manhãs
o sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora
Um dia a gente chega no outro vai embora
cada um de nós compõe a sua história
cada ser em si carrega o dom de ser capaz
e ser feliz
Conhecer as manhas e as manhãs
o sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Ando devagar porque já tive pressa
levo esse sorriso porque já chorei demais
cada um de nós compõe a sua história
cada ser em si carrega o dom de ser capaz
de ser feliz"

novembro 05, 2006

Deixar de ser deus...

Queria aprender a saber esperar menos, não criar expectativas e uma vez criadas, não alimentá-las...

Queria poder ir ao cinema e não esperar muito do diretor e/ou do roteirista, para que a surpresa seja um componente adicional.

Queria poder ir a um restaurante e após correr os olhos no menu, e escolher a comida desse de cara com um novo prato favorito, um sabor incrível que fosse fazer parte das minhas preferências...

Não quero esperar nada das pessoas, mas espero.

E vivo fazendo projetos comuns, sem o outro tomar ciência. E num devaneio sobrenatural acredito que aquilo que projetei seja ideal, deixo para tras a surpresa, as mudanças não programadas, as vontades do outro que simplesmente nem entra nos meus planos.

E se o que eu espero não acontece, me frustro.

É como se eu brincasse de Deus, e com uma espécie de onipotência presente eu pudesse comandar e decidir tudo, numa autoridade tamanha, com minhas regras, valores, decido o que é bom, o que seria legal, o que seria aceitável.

Mas tô longe de ser Deus (ainda bem, rs), e num momento de sanidade me pego pensando sobre meu eu, minhas atitudes e as reações dos outros que me cercam... como é difícil ser perfeita, e o querer ser perfeita acaba por nos apoximar da vontade de ser uma espécie de deus (tudo vê, tudo sabe, tudo entende, tudo resolve), que horror!

E aprendo hoje a viver sem programar nada, ver no que vai dar... curtir a vida no presente, com tudo que ela está oferencendo nesse momento, agora.

Agora é a palavra.

Deixar fluir é a filosofia diária.

Porque o amanhã pode não existir, o filme pode não passar depois de duas semanas em cartaz, o restaurante pode fechar ou o prato preferido pode sair do menu, e outros podem entrar no lugar dele, outros tão saborosos quanto!

As pessoas que estão com a gente podem não estar mais, porque pessoas vêm e pessoas vão... amigos, namorados, casinhos... enfim.

Saber apreciar o que está a nossa mão, seja um papo no café da esquina com um passante desconhecido (e que por algum motivo quis travar um diálogo contigo) ou um tomar um sorvete italiano enquanto sua amiga desabafa contigo numa calçada qualquer sentada num banco de praça... deixar que as pessoas sejam elas mesmas, sem cobranças, sem medos ou receios, porque cada um é cada um: único, singular e ímpar!

novembro 04, 2006

As justificativas que as mulheres dão na hora das compras

Dia desses estava eu indo ao Rio Sul com o namorado pagar umas contas na Renner (aliás, eu tenho uma relação de amor e ódio com essa loja, nada mais chato que ir até lá pra pagar os carnês... mas adoro comprar as calcinhas fofas que eles vendem, rs)

Voltando...

Após pagar os tais carnês, todos em atraso, pedi a ele (que estava com hora pra voltar pra casa e estudar) para irmos a uma única loja: a Zara.

Experimentei dois vestidos, um deles, lindo, bem estilo romântico, me caiu muito bem, fiquei com ar de boneca de pano em meio a fitas e babados, um vestido pra lá de romântico... mas com um preço bem anti-romântico: 200,00.

Ok, eu até pensei que não está tão caro para o tipo de vestido que era, estava em liquidação e era um vestido de festa!

Mas na presente conjuntura de minha vida financeira, pós-trabalho CLT e atual bolsista de mestrado, não posso me dar a esse luxo todo!

No way...

com o coração em pedaços o deixei lá.

Voltando para casa, já no ônibus, começo a conversar com o namorado e me pus a perguntar e tentar colocar defeitos no vestido, que era mto claro e assim não sobressaía na minha pele, que eu quase não ia a festas para aquele tipo de roupa, que ele tinha me engordado, pq tinha muitos babados.

E meu namorado com uma única frase arrasava com todas as minhas possíveis justificativas:

_ Hi, ele ficou lindo em vc!

(merda, merda, merda)

Por que eu o deixei la? Por que não saquei o talão de cheques e dividi a preciosidade em 3 vezes??????

Passado algum tempo, saí com minha irmã, e outros dias com algumas amigas que iam fazer compras, e sem eu falar nada, todas se deparavam com objetos de consumo caros, roupas, sapatos, bolsas, carteiras... e sem exceção, TODAS, eu disse TODAS mesmo, justificaram as suas respectivas extravagâncias...

(ah, eu vou comprar essa sandália, tá caro, mas eu vou usar muito, ela é linda, e rosa é a cor da moda, além disso combina com meu vestido que vou usar hoje, e aquele tb que eu vou usar semana que vem)

Não há argumentos que derrubem tais justificativas! Nós justificamos pra nós mesmas em voz alta, para que a acompanhante das compras nos dê total apoio.

Sim, leitores, sou uma consumidora solidária, sou a companheira perfeita para as compras, pq ouço as justificativas sem pestanejar e sou craque em oferecer as tais justificativas quando a amiga-compradora não tem criatividade para tecer as suas próprias!

(Compra sim, é um investimento! Vc vai ter essa peça pro resto da vida! Têm uma qualidade excelente, blá-blá-blá)

Um dia, ainda invento uma comissão pra isso, quem sabe um dia me torno uma Personal Shopper, hehe

bjim, e querendo me chamar para as compras de Natal, estamos aí!

novembro 02, 2006

Ser morno não é pra mim messssmo!

"As únicas pessoas para mim são as pessoas loucas; as loucas por viver, loucas por falar, loucas para serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, aquelas que nunca bocejam ou dizem um lugar comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosos rojões amarelos explodindo como aranhas pelas estrelas."
Jack Kerouac
Nada mais chato nesse mundo quando damos de cara com pessoas mornas. Alias, ser uma pessoa sem sal deve ser tão chato que nem o próprio cidadão deve se aguentar, por isso suga gente que tem tempero!
Sinceramente, detesto gente assim e me ponho a kilometros de distância de seres dessa natureza. Podem chamar do que quiserem, timidez, tolerância, passividade, serenidade, mas pra mim não passa da mais pura e genuína chatice.
Não dou crédito a gente que não tem opinião, e se tem esconde não sabendo se expor... não confio em gente em cima do muro, ou que usa da boa política nas ocasiões, concordando sempre com a maioria, um maria-vai-com-as-outras.
Não respeito gente que não tem marca, e sempre está de acordo com os modismos, é aquela pessoa bege, que tá sempre lá, combina com tudo e não agride ninguém... afinal, o que dizer do cidadão que não se expõe, ri amarelo pra todas as piadas, e nunca fala mal de ninguém?
Com certeza um indivíduo chuchu, que pra ficar gostoso só mesmo acompanhado de um bom camarão...rs
Isso! Um "chuchu-bege": acompanha, não faz diferença, e só fica bom acompanhado!
Nada mais lindo que um conjunto de cambraia de linho bege, saia anos 40, blusinha rebordada quase transparente com os acessórios em vermelho... luxo!
Nada melhor que o vermelho, o picante, o quente! Nada melhor que ter personalidade, ter opinião, forte, dura, e firme! Nada melhor que ser amada ou odiada e nunca passar despercebido, porque vc e suas opiniões gritam, sua cores vibram, vc arde, e tem gente que adora ser ardido, adora ser desafiado e vc está la pra isso! Pra dar o ar de sua graça e tirar aquelas pessoas da vida entediante delas! Uau!
Nada melhor que ser uma cor forte, uva, laranja, pitanga, beterraba, cores que tem nomes de outras coisas tão fortes quanto a cor... saborosas e vibrantes!
Um viva pra quem usa verde e não fica parecendo um pé de alface, ou que usa laranja sem ficar parecendo uma cenoura ambulante... porque saber levar as suas escolhas (seja acertar a cor que está se usando ou um ponto de vista) é um luxo que é pra poucos!