fevereiro 03, 2006

"Ela é o novo Guimarães Rosa do Brasil."


Essa frase é da minha musa maior Maria Bethânia sobre a cantora Vanessa da Mata.

Hoje vou ao Canecão com alguns poucos amigos ver o show Essa Boneca tem Manual, o cd eu ja sei que é maravilhoso, o show imperdível, gosto principalmente uma música chamada " Zé".

A música conta uma história de amor, onde a mulher está confusa quanto ao que o tal Zé quer, ele nao tem tempo pra ela, e pra variar, ele a conquistou e depois... sei lá, cansou!

O que mais gosto na Vanessa é a forma lúdica que ela de expressa, misturando gostos, sabores, cheiros, cores... tal como a famosa música Esquadros da Adriana Calcanhoto ("cores de Almodovar, cores de Frida Callo...")

Dai fiquei pensando... por que Bethânia usou o Guimarães Rosa? Isso me fez lembrar o colégio, a gente tava na 8ª serie, a professora queria que a gente lesse um livro imbecil sobre adolescentes grávidas e eu atracada com "Grande Sertão Veredas" nossa, lindo, regional, sublime...

É isso, a Vanessa é sublime...

Também sou fã da Adriana, e da mesma forma que elas, nada melhor que Maria Bethânia para falar de sentimentos misturados, turbilhão de sensações, emoções paradoxais (Explode Coração), tudo muito intenso, muito "Mulheres-a-beira-de-um-ataque-de-nervos" muito latinho...

Acredito que essas cantoras, que misturam as artes dessa forma, as artes plásticas, a arte dramática, além da música e composição, são artistas completas, pra mim, são as melhores...



(Liminha/ Vanessa da Mata)
Você dita ao meu coração
O que ele não quer aprender, Zé
Você quer que o meu coração
Siga a tua receita só
Não, quero que aceite
O jeito que eu te dou de mulher
Não, e aproveite
O resto o tempo dá jeito
Mesmo que tenha a minha oração
Que você dispensa Zé
Você faz com que o meu coração
Siga a tua beleza só
Vá lembrar a tardinha
Quando nos conhecemos Zé
Havia uma beleza ali
Ou era criatividade minha
Quando andava pela rua
Cor de sol amarelo ouro
Me fitava e eu me avermelhando
Som de jardim de sonhoZé
era seis da tarde
Dia e escuridão
Tinha tom, sino e alarme
Roubando o meu coração
Hortelã, alecrim e jasmim
Ave Maria cantando
Ela tão satisfeita por mim
E eu num galho do sol
Que nem passarinho
Que nem passarinho
Desvanecida de amor
Cor de carmim

Nenhum comentário: