fevereiro 03, 2007

As crônicas continuam: Diários de conquista II

Diários de conquista II


Segunda-feira, meados de abril, era um dia com aquele climinha chato, chovia o tempo todo, uma chuva fina que incomoda, daquele tipo que não tem volume suficiente para abrir o guarda-chuva mas molha do mesmo jeito. Assim, Clara preferiu permanecer no escritório, estava cansada. Primeiro dia de trabalho logo depois do fim de semana agitado era assim mesmo. Entre um relatório e outro entra no messenger, um programa de conversa via on line.

Lá estava Vivian, sua amiga desde os tempos da faculdade, mas que as diferentes escolhas profissionais acabaram por fazer com que perdessem contato, no entanto para surpresa das duas, reencontraram-se para trabalhar em um projeto de pesquisa, fruto do acaso.

Vivian estava em casa, trabalhava em algum artigo final para uma matéria de seu doutorado. Cumprimentaram-se, mataram as saudades com as novidades, quando Clara contou para a amiga as boas novas, além do trabalho estar indo muito bem, ela havia terminado um namoro de anos, estava querendo somente se divertir e conhecer gente nova, Vivian então lhe faz o convite, haveria perto dali um coquetel em sua Universidade, garantiu que lá Clara encontraria o que procura: gente divertida e animada.

Clara querendo distância de algum tipo de diversão em plena segunda-feira recusou prontamente, desculpou-se e contou que o seu fim de semana já havia sido pra lá de animado, e que precisava descansar, quando Vivian insistiu sem cessar, e afirmou que se o tal comes e bebes estivesse chato e cansativo era só pegar a condução e ir embora pra casa. Em nome dos velhos tempos, Clara aceitou e foi.

Ela sempre andava arrumada, visual de escritório sem ser piegas, roupa da moda sim, cortes retos, cores vivas, modelagem básica e moderna, mas naquele dia chuvoso apenas usava um jeans e uma blusa estilo vitoriano de malha pintada a mão, estava meio descabelada e fazia a linha desarrumada, carregava uma bolsa esportiva cheia de livros, textos, cds... era seu kit viagem, procurava otimizar seu tempo dentro do transporte que pegava todos os dias, já que morava longe precisava gastar o tempo com algo que lhe era prazeroso.

Chegou ao evento e sua amiga estava lá, logo fez várias amizades, Clara é muito despachada e falante, tem histórias incríveis e sabe prender atenção de sua platéia, conversou, riu, quando se viu observada de longe por um rapaz que em nenhum momento disfarçou o seu interesse por ela.

Ele na realidade não parava de olhá-la, parecia hipnotizado e muito certo do que queria, ela percebeu e ficou envergonhada, no fundo, ela é tímida no quesito sedução, talvez fosse insegurança, e numa tentativa de se sentir mais à vontade, virou-lhe as costas para ficar longe do seu campo de visão.

Ele tinha um meio sorriso estampado no rosto, segurava um copo de cerveja na mão. Ele passou por ela, os dois se entreolharam. Mas Clara foi aguçada pela curiosidade, sim, como toda boa mulher ela é curiosa, perguntou para Vivian quem era o tal, a resposta veio imediatamente, como Clara previa ele era estudante daquele instituto, e dizia ser gente boa.

As amigas olharam o rapaz de longe, meio que avaliando e ponderando seu comportamento, será que ele está mesmo interessado ou era coisa da cabeça de Clara? Ele percebeu o interesse dela, enfim ela havia demonstrado algum interesse, trocaram olhares, Clara abaixou a vista. “Putz, ele viu! Merda!” pensou. A amiga confirmou o que Clara supunha, agora era esperar para ver o que ia acontecer, como ele iria se aproximar.

Algumas pessoas foram embora, o grupo diminuiu, e formou-se uma grande roda de bate-papo que ficou bem animado, o rapaz participava enfim da conversa, até que foi apresentado a Clara, “Vitor, muito prazer”, que não tardou a perguntar sobre o curso que Clara fazia, o tema de suas pesquisas, onde trabalhava, etc, etc, etc... Vitor finalmente havia encontrado um meio de chegar perto dela.

Os outros amigos começaram a tirar fotos, e eram muitas, flashes por todos os lados, poses mil... e logo o mais novo amigo de infância de Clara , Daniel...um rapaz que ela acabara de conhecer e por ser gay logo se entrosaram como nunca, pediu para tirar uma foto dando selinho, ela fez-lhe a vontade, deu o beijo. Logo outros se animaram, ela cedeu. Não era dada a andar em grupos tão animados, mas não estranhou, entrou na brincadeira, quando Vitor pediu um também, pra ele não. “Havia muito interesse e ele podia se aproveitar disso”, pensou cheia de vontade.

Apesar de Clara parecer moderna porque a sofisticação é algo valorizado por ela, tinha uns pensamentos e uns valores antiquados, nunca tinha brincado de salada mista quando criança e fazer isso aos quase 30 anos parecia ser nada apropriado. Não deu o beijo. Desconversou rindo.

Vendo a hora já avançada pensou em ir embora, já era tarde e a chuva apertava. Decidiu que já era hora, todos reclamaram, queriam a companhia da mais nova atração do grupo, mas ela já estava decidida, quando Vitor num ímpeto gentil se convidou para levá-la ao ponto de ônibus, ela aceitou.

Ele segurou o guarda-chuva, foram juntos até a rua seguinte onde passavam os coletivos, sentaram-se num daqueles bancos que não trazem conforto algum, e ele começou a contar um pouco de sua vida, de onde era, o que estudava, falou de sua família e mostrou a foto de sua filha, ela o achou engraçado, porque ele estava acelerado e deu tantas informações que não cabiam naquele momento, mas ouviu tudo com bons ouvidos, gentileza é uma marca de Clara.

No fundo ela se indagava até onde chegaria aquilo tudo, a chuva cessara, pessoas estavam no mesmo ponto de ônibus, era uma rua movimentada, será que em algum momento aquele rapaz tomaria a iniciativa de beijá-la? Ela começava a duvidar, porque apesar de estar falando sem parar ele parecia ser do tipo tímido. Ela esperou, e ele nada.

Clara no intuito de facilitar a vida deles, o chamou para sentar mais afastado das outras pessoas que ali esperavam seus ônibus, até que ela tem a idéia de ir avisando quando seu ônibus passasse, (e ela já tinha contado uns 3 perdidos)... ele pediu para que ela ficasse, mas sem sucesso ele viu que teria que ser ali naquele momento, ele segurou enfim no seu rosto e a beijou.

O nariz dela estava frio, e o beijo fez com que tudo se esquentasse por completo, beijaram-se longamente, de forma meiga, sem excessos, no ritmo certo, do jeito que ela se sentiu em casa, confortável. Ela pôs a cabeça em seu peito, ele fez carinho em seus cabelos despenteados, ela acariciou a barba volumosa, achou curiosa aquela sensação, nunca havia beijado alguém que usasse barba, gostou da experiência.

Ele diz que ela tem olhos de Capitu, olhos de ressaca... porque são puxados e caídos, olhos meio tristes talvez... e revelou que quando a viu, pela primeira vez, entrando na universidade a comparou com um quadro renascentista, uma madona italiana de carne e osso. Ela riu dele e de suas comparações, eram metáforas no mínimo pitorescas, ela gostou disso.

Enfim, ficaram por um tempo ali no meio do frio, no meio de tanta gente desconhecida, Clara sentiu algo diferente surgindo ali. A condução dela chegou e apesar da insistência de Vitor ela teve que ir embora. Entrou na van, sentou e quando a porta ia se fechando ela viu o semblante dele inconformado por tê-la deixado partir, ele apenas ergueu a mão ameaçando um sinal de adeus, ela riu. O carro partiu.

Um sorriso congelado ficou estampado, naquele escuro dentro do transporte arrependia-se de tê-lo deixado, procurou consolo no seu discman, colocou um cd qualquer, não dava pra enxergar qual teria sido o escolhido. Quando começou a tocar viu que era bossa nova ...Tom Jobim na voz de Elis... “só tinha de ser com você”, realmente concordou com a letra, repetiu a música várias vezes, entrou na ponte Rio- Niterói, já se sentia em casa, adorava aquela imagem...olhou pela janela, tudo iluminado, a cidade ao longe linda. É, concordou mais uma vez com a mensagem da música, só tinha que ser com ele, só com ele.

Um comentário:

Diogo Lyra disse...

estás devidamente linkada! quanto às possibilidades de incremento do blog (como inclusão de links, fotos laterais, chat e etc), você deve fazer o seguinte: quando for se conectar ao blog, repare que existe um aviso sobre a "nova versão blogger". migre seu blog para esta nova versão (basta preencher umas besteiras) e pronto!
você verá que, se apertar no campo "personalizar", poderá fazer uma série de coisas, nos devidos espaços. para isso, clique em "criar elemento de página" e escolha sua opção: lista de links; fotos; javascript/html; e por aí vai.
mas tem que botar a versão atualizada do blogger.
beijocas!