agosto 02, 2008

Cidade real

Dias atrás fui fazer um trabalho de pesquisa numa cidade do interior de São Paulo. Cidade nem tão longe assim da capital, cerca de 1h30min de carro...

Cheguei lá e me deparei com uma realidade quase insólita. Um lugar limpo, verde, luminoso até, não vi pobreza, não vi qualquer tipo de poluição, sonora, visual, ambiental.

Vi jardins e parques, calçadas floridas, sinalizações respeitadas por todos, pedestres e motoristas. O que era aquilo afinal?

Carros velhos não tinha, nem mendigos ou crianças de rua, violência ali também não tinha vez.

Toda essa realidade utópica começa a me deixar cabreira... aquilo era verdade afinal? Ou tudo não passava de uma ilusão, uma brincadeira com a realidade aparente e não existente?

Começamos a entrevistar moradores, governantes, lideres comunitários: "qual o problema da cidade?"

Silêncio.

Mais silêncio.

Tentamos persuadir, de repente, eles poderiam se sentir tímidos com as cariocas curiosas...

Foi em vão.

O problema desse lugar?

Falta gente para trabalhar!

Depois de conhecer esse lugar, começo a acreditar que um bom governo realmente faz diferença, que o Brasil pode dar certo, e sinceramente, vi um mundo real, num país real, com pessoas reais, com uma única diferença, todos querem o melhor para si e para todos, e dentro dessa lógica, elegem seus governantes, acompanham os seus mandatos de perto e sabem valorizar o poder que lhes é dado: o voto.

Em ano de eleição, começo a campanha pelo melhor volto, pela consciência política, e pela esperança numa cidade melhor.

Nenhum comentário: