maio 05, 2006

Miró no MAC



Gente, o que é o MAC????? (Museu de Arte Contemporânea, obra dos Oscar Niemeyer)

Sinceramente, eu sempre que passo por lá, páro, admiro, e não consigo me satisfazer só com um olhar, é lindo...

Nem é só pela estrutura arquitetônica, mas pelo contexto em volta, o mar, o Pão-de-Açúcar ao fundo, a Bahia de Guanabara... é de deixar qualquer um sem palavras...

Estava ontem um pôr-do- sol lindo, daqueles dias que pareciam ser de inverno apesar de estarmos no outono, os dias claros de inverno são maravilhosos, porque são secos, assim são mais nítidos, mais claro, mais visíveis... estávamos assim também, mais transparentes, emocionais, e verdadeiramente together.

Tem hora que o mundo pára a nossa volta e só se tem uma pessoa só, você, eu, descendo a rampa do MAC... o que querer mais da vida? penso.

Miró é um show a parte, pena que não atentaram para os vidros que protegiam as gravuras, não puseram vidros anti-reflexo, portanto, ao ver uma gravura escura na tela, conseguir me ver, ver o Ju, ver nós... Acho que Miró perdeu um pouco, ganhamos nós. rs

Amo Miró, aquela arte inocente, sem pretenção de ser perfeita, e por isso mesmo pra mim assim é: perfeita, desconexa e curiosamente poética. Ela não pretende nada, mas ao mesmo tempo é tudo, é o que os nossos olhos quiserem, Ju ficou horas testando sua capacidade de advinhar o que Miró pintou, era peixe? era uma pessoa? era uma balairina?

Eu pergunto "pra quÊ?" a graça é justamente não pensar em nada e simplesmente gostar, pra que dar forma ao que o artista demorou anos para desenvolver? Por que tudo tem que ter uma referência na forma?

Por que temos que achar tudo parecido com alguma coisa? Um objeto, um animal, uma pessoa.


O MAC é assim. Pra uns, um disco voador, pra outros, uma bacia, para o autor, uma Flor que brota da pedra e flutua no mar... no mar de Niterói...

Nenhum comentário: