maio 19, 2006

O sexto sentido das crianças

Fico impressionada com a sinceridade e transparência das crianças e sua facilidade de dizer o que pensam e sentem.

Criança quando gosta simplesmente gosta. Criança diz a verdade sempre, e isso faz delas seres angelicais, celestiais e intocáveis.

Ontem tive provas disso.

Vou contar sobre o filhote de uma amiga querida, a Juliana, que teve o rebendo há 4 anos atrás:

Felipe é dessas crianças sossegadas, atenciosas, muito ativas e falantes. Ele tem um gosto refinado e muito especial para uma criança, o que me deixa cada vez mais apaixonada por ele.

Ele ama trens, escolhe suas próprias roupas, acampa na varanda do apartamento e sabe tudo sobre o Homem Aranha. Diferente das crianças da idade dele, ele não é lá muito fã de bola, futebol, brincadeiras de lutas, ou jogos eletrônicos... Felipe se emociona, se assusta com barulhos altos e detesta ver os outros tristes... Tem vontade própria e justifica suas preferências mas abre concessões quando necessário.

Mas Felipe, como toda criança tem o mundo dele, o mundo dos trens, dos desenhos animados do Discovery Kids, das bricnadeiras dos Little People (nem sei se é assim que se escreve), eu só sei que ele fala uma língua estranha e suas referÊncias são bem diferentes das minhas, recheadas de pica-pau, pantera cor de rosa, tom e jerry, xuxa... enfim... os desenhos de hoje são globalizados, americanizados ou japoneizados... os desenhos tem uma linguagem mais inteligente e sempre incentivam as crianças a comerem melhor, não jogarem lixo no chão e a não brigar com o coleguinha...

Ontem foi muito engraçado.

Eu e Júlio fomos a casa do Felipe buscar a câmera da Juli emprestada. Chegamos lá, foi uma recepção tranquila por parte de Felipe num primeiro momento, quando do nada ele se entrega e faz amizade com Júlio. Impressionante.

Os dois tiveram um contato mínimo, Felipe (de 4 anos, so pra lembrar) nos oferece casadinho que ele e a avó passaram a tarde preparando. Nós aceitamos.
Mas tinha uma condição , ele nos diz : TEM QUE SENTAR NA MESA PRA COMER.

Ok, obedecemos. Sentamos e sorrimos um pro outro (eu e Júlio).

Juliana prepara uma bandeja com os tais docinhos, Felipe vem trazendo da cozinha e nos serve. Vejo uma bacia cheia de açúcar e umas bolas de formas e cores meio indefinidas dentro, totalmente afogadas.

Comemos, uma delícia. Felipe se põe a nos contar como fez os doces, e fala da sua última viagem quando conheceu e andou de Maria Fumaça, o trem que é a sua paixão.

Júlio faz perguntas e se interessa pelo assunto. Ri muito do jeito do pequeno adulto.

Juliana pergunta se queremos água, a gente diz que sim, mais que depressa Felipe se levanta, se vira e pergunta pra gente, já em pé na porta da cozinha: VOCêS QUEREM GELADA OU MISTURADA???

A gente responde, "misturada".

ELe diz: SÓ UM INSTANTE.

Hahahahahahahahahahahaha!

Ele vem com os copos d´água. Incrível.

Até que Júlio pergunta pelo banheiro, mais que depressa Felipe o leva até o lavabo, mostra como é, e depois de Júlio terminar, vai até a porta do banheiro buscar a visita. Perfeito!

Infelizmente já era meio tarde, e tivemos que ir embora.

Eu já era encantada por Felipe há muito tempo e guardo em minha memórias as tiradas mais hilárias do mundo, mas Júlio ficou apaixonado... mais um para o fã clube de Felipe.

E o mais engraçado foi a facilidade que tudo se sucedeu, porque pelas palavras da Juliana, Felipe não costuma ser assim tao aberto logo no primeiro contato com alguém...

Será mel?

Será que existe alguma explicação?

Enfim... não vejo a hora de colocar os dois juntos de novo! rs

Nenhum comentário: