agosto 30, 2006

Pais e Filhos_ dilemas modernos

Dia desses estava pensando sobre a relação de pais e filhos.

As novelas, os filmes, documentários, livros, matérias de revistas e jornais sempre mostram a conturbada relação entre as diferentes gerações, que gera polêmica devido às diferenças de comportamentos, opiniões, enfim...

Profissionais da área da psicologia são sempre ouvidos, dão dicas de como e melhorar a relação entre os pais e seus rebentos, pessoas se especializam no assunto, escrevem livros de auto-ajuda, os filhos são vistos como rebeldes e desajustados (ou as duas coisas)

Ok, sei que em algumas situações realmente os filhos estão passando por fases complicadas, ser adolescente e jovem num país como nosso não é nada fácil, a atualidade é recheada de desigualdades sociais, preconceitos, violência, corrupção, desrespeito com os direitos humanos e tudo está a vista, todo os transtornos sociais batem a nossa porta... as crianças estão crescendo num mundo onde cada vez mais a infância é mais curta e a adolescência mais precoce.

Junto das coisas boas da adolescência como maior liberdade e a descoberta do amor e do sexo vem também a fase das escolhas importantes e sérias. Será que um adolescente de 17 anos está mesmo apto para escolher uma carreira?

Os anos vão passando e aí que eu acho que está o x da questão no que se refere ao embate entre pais e filhos: Aceitar as escolhas dos filhos.

Pais assumem as melhores das intenções de orientar e educar os filhos, mas esses podem ter escolhas diferentes, gostos contrários e comportamentos que são para os jovens normais, são caracterizados como desviantes aos olhos dos mais velhos.

A briga começa.

Os pais (mesmo que seja no intuíto de lutar por uma vida melhor para os seus filhos) acabam se tornando verdadeiros algozes deles, inimigos mesmo. Como viver e ser amigo de alguém que não te aceita? Não te dá apoio nas decisões que vc está sofrendo tanto para tomar? Como ficar próximo de alguém que fez um tremendo alarde porque simplesmente vc nao quer estudar Direito ou Medicina e preferiu ser Produtor Cultural ou Geógrafo?

"Isso não tem futuro!" dizem os pais...

"Mas como eles têm certeza disso" pensam os filhos...

As regras sociais mudaram e estão em constante transformação, o que era normal há 20 anos atrás deixou de ser norma, passou a ser (muitas vezes) exceção, e os pais que foram criados pelos nossos avós, muitas vezes, continuam com aqueles rigores sociais que não fazem mais sentido algum hoje em dia.

Mais motivos de brigas...

Namoradas que dormem na casa dos namorados e vice-versa, filhas perdendo a virgindade antes do casamento, filhos que se descobrem gays, filhos que decidem simplesmente juntar os trapinhos ao invés de encarar a cerimônia de casamento com véu-grinalda-e-flor-de-laranjeira na Igreja...


Como fazer os pais entenderem as mudanças?

Como fazer os pais entenderem que desde que o filho nasce ele merece ser respeitado?

Como fazer os pais simplesmente acreditar em seu filho, acreditar na formação que deu a ele?

Como fazer os pais entenderem que é errado criarem expectativas em cima dos filhos?

Como fazer os pais entenderem que amar é aceitar o outro como ele é?

Nós não pudemos escolher os nossos pais, porque então eles se acham no direito de escolher os filhos?

Vou morrer sem saber a resposta, no entanto, espero poder ser uma mãe diferente.

Que Freud, Lacan, Jung, Reich (e Deus) me ajudem, rs...

bjo,

Hi

Nenhum comentário: