agosto 11, 2006

ZUZU ANGEL- minhas percepçoes

Essa semana eu e Júlio fomos ao cinema ver o último lançamento do cinema nacional, Zuzu Angel.

Já estava curiosa, porque tempos atrás tinha visto um programa na Globo que contava a história dramática da estilista. Esperei o Júlio para assistirmos juntos porque a maior parte do filme foi rodada em Juiz de Fora, e vários figurantes eram pessoas conhecidas dele, assim tudo ficaria ao meu ver mais interessante.

Reconheci ruas, edifícios, e algumas pessoas... foi divertido,

Porém, o que dizer sobre o filme? Acho que o filme foi bem completo, achei a edição um pouco problemática, eram mtos cortes temporais indo e voltando, presente, passado, futuro, enfim... fiquei um pouco confusa, e não foi só eu, o Júlio teve a mesma percepção, achou a edição meio complicada.

Um viva para atuação de Patrícia Pilar. Ela está incrível.

A produção do filme tb estava primorosa, e a direção de moda... nem me fale, babei, cada modelo lindo, não pude deixar de perceber como a moda dela é atual, e hj em dia mtos estilistas só fazem imitar tais modelos dando uma repaginada denominada RETRÔ...

Realmente é incompreensível como fomos perder um talento como Zuzu por conta da ditadura implacável e nojenta! UGHHHHH!

Perdemos a Zuzu e tantos outros... intelectuais, jornalistas, artistas, mortos pela tirania e violência da ditadura, que disperdício, o país só fez empobrecer com a perda dessas pessoas geniais. Um capítulo muito triste na história do nosso país.

De qq forma, sei la, poderia não ter visto o filme, fiquei abalada, mexida e mto triste. Eu e Júlio ficamos murchos após sair da sala de cinema, ficamos tempos calados e sem vontade de fazer nada mais. As cenas mais fortes de tortura ainda pairam em minha cabeça, ainda me lembro do Daniel Oliveira, que viveu o filho assassinado, levando choques, sendo espancado, nossa... um horror.

Porém, apesar de tudo, acredito que o filme cumpriu seu papel, mostrar a aflição de uma mãe diante do sumiço de seu filho, e o mais incrível foi perceber ao longo da película o crescimento pessoal de Zuzu, antes uma mulher preocupada em apenas fazer vestidos para sustentar os filhos, e depois uma mulher engajada politicamente, atuante, e uma mulher que se revelou extremamente inteligente e corajosa.

Quem dera se pelo menos em algum momento de suas vidas, algumas boas mulheres possam entrar em contato com sua força interior e se revelem como ocorreu com a Zuzu Angel.

bem, é isso, vai lá.

BJAO

Hi

2 comentários:

Anônimo disse...

Veja o lado bom...

Sem a ditadura, você não teria esse filme pra assistir!

Beijos!

Anônimo disse...

Minha querida
Você captou bem o que passamos naquela época. É pena que os filmes são poucos, ainda tem muita gente viva dos dois lados. Mas são importantes para que as gerações futuras evitem que a história se repita.
Só lamento que vocês tenham que assistir às barbáries da época, gostaria que este período nunca tivesse acontecido, nem que fosse para preservar a pureza de vocês.
Não existe ditadura boa nem ditadura ruim, existe DITADURA.
Beijos
Márcia Velloso