janeiro 15, 2007

Cultivar pessoas

Esses dias estava divagando com uma amiga sobre o cultivo de amigos. Tem gente que diz que amizade mesmo temos poucas, mas eu não acredito nisso.

Sinceramente, acho que qualquer pessoa pode ter muitas amizades, e elas podem ser verdadeiras sim, qual o problema? Acho que podemos ter pelo menos uma dúzia (ou mais) de bons melhores amigos, onde cada um tem uma importância diferente, onde cada um tem uma relevância num determinado momento das nossas vidas, e ao longo do tempo podemos ir reunindo amizades queridas, pessoas que nos representam muito.

A única questão é que pra se ter muitos melhores amigos, precisamos de tempo e esforço para cultivar e manter todos eles, distribuir nosso tempo para dar atenção a todos, seja através de encontros de fim de semana, ou seja através de emails... distribuir gentilezas, memorizar as datas importantes dos nossos estimados amigos também é um fator importante, porque se é importante para eles, deve ser pra nós também... porque ficamos felizes quando eles se sentem assim, e nos entristecemos quando as coisas não vão bem com eles... enfim...

Eu tento me dividir, fim de semana retrasado fui ao Candongueiro com duas amigas lindas, daquelas que estão sempre me convidando para mil eventos, mas que por falta de tempo eu sempre me desculpava e deixava pra depois... o dia finalmente chegou e curtimos muito a noite juntas, sambamos, cantamos sambas tristes, nos identificamos com alguns deles, e como sabíamos das histórias uma das outras, ríamos de tudo, das semelhanças, dos gatinhos levando toco... porque naquele dia éramos só nós, não tinha lugar pra cueca nenhuma! rs...

Esse último fim de semana também me dividi e acarinhei outras duas amigas, uma fez aniversário e deu uma mega festa (que tava pra lá pra de boa e ficará na memória com certeza) e levei uma outra comigo, nos maquiamos, nos vestimos lindamente e errasamos na festa... mil capirinhas foram tomadas, de limão, lima, maracujá... hummmmmmmmmmmmm

É assim mesmo, próximo fim de semana Buzios me aguarda, outras amigas alugaram uma casa e insistem que eu vá pra lá, rolará uma festa... e confesso que estou ansiosa para revê-las...

Da mesma forma que nos momentos de alegria os amigos estão presentes vejo novas amizades surgindo e se estabelecendo nos momentos difíceis... após a separação do meu ex-bofe, me vi cercada de tanta gente bacana que simplesmente se importavam comigo. Amigas que passaram a ser do peito, que mesmo a distância encontravam maneiras de me dar força, consolar e me mostrar a realidade, que estava turva devido às lágrimas nos olhos.

As lágrimas foram e se extinguiram (rapidamente até...) e hoje, as tais amigas da dor passaram a agitar as saídas...

Não troco essa dúzia de amigos por nada nesse mundo, só aceito mudar isso, se for pra somar mais gente, mais amigos animados e solidários, e eles sempre terão o melhor de mim, sempre.

Porque estar perto de quem nos acrescenta e de quem demonstra nos amar é realmente impagável.

Digo eu te amo pra eles sempre. Porque eu amo mesmo, e eles sabem disso. Cada um tem o seu lugar no meu coração, lugares e pessoas insubstituíveis! Concertezamente...

2 comentários:

gigi disse...

Agora, minha filha, é para o alto e avante! É nóis!
bj

Anônimo disse...

Acho que eu conto meus amigos de verdade nos dedos de apenas uma mão. Não tenho a menor paciência para "cultivar amigos". Se eu pudesse não conhecer mais ninguém até o fim da vida, eu seria uma pessoa mais feliz.