fevereiro 07, 2007

Elis, sábia Elis...

Dia desses estava queitinha na minha, trabalhando num relatório que deveria ser entregue no final do dia (portanto, estava atrasado), quando Gigi entra no bate-papo do gmail perguntando se eu queria ler um texto para que servisse de inspiração e assim fosse tema de algum post do meu blog. Ela afirmou que quando leu a tal declaração lembrou na hora de mim...

Aí vai:


"No dia em que alguém for reorganizar o seu fichário na pasta ou compartimento Elis Regina vai ter muito trabalho. Eu não tenho a menor intenção de ser simpática a algumas pessoas. Me furtam o direito inclusive de escolher. Sou obrigada a aceitar quem passar pela frente? Me tomam por quem, uma imbecil? Sou algo que se molda do jeitinho que se quer? Isso é o que todos queriam, na realidade. Mas não vão conseguir, porque quando descobrirem que estou verde, já estarei amarela. Eu sou do contra. Sou a Elis Regina Carvalho Costa que poucas pessoas vão morrer conhecendo." (Elis Regina, grifo meu)


Achei a declaração forte, inteligente, curta e direta. Perguntei a minha amadíssima amiga porque havia pensado em mim quando leu o tal texto. E ela simplesmente respondeu :"porque você, nesse caso é como a Elis, você faz com que os outros te engulam, você é você, simplesmente você é o que é: autêntica"

... acho que a Gigi tem razão, eu sou assim mesmo...mas ao mesmo tempo me parece que a Elis nessa fala me pareceu talvez beirando a inflexibilidade, com a expressão "eu sou do contra" ela deixa transparecer que mesmo concordando prefere não concordar, e talvez isso não seja a atitute mais inteligente e estratégica.

Prefiro ser o que eu sou, sem tirar nem por, mas ao mesmo tempo me agrada a idéia de mudar o tempo todo, não sou dada ao pragmatismo...e sou fiel ao meu jeito enquanto a nova forma perdurar e eu acreditar nela, porque não se muda por modismos, acredito numa transformação constante onde cada vez mais nos aprimoramos, prefiro pensar que aprendo com os enganos, com os erros e com os maus exemplos.

E esses têm sido muitos, enganos que são causados pela minha falta de experiência, ou pela crença nas pessoas, e consequentemente a gente acaba aprendendo que a melhor forma para se defender é se resguardar, não se mostrar por completo para qualquer gente, porque nem todos entendem e valorizam sua verdadeira essência, e parafraseando a Elis...

"Sou a Hilaine de Melo Yaccoub que poucas pessoas vão morrer conhecendo"

Um comentário:

Desastrólogo disse...

coisa mais branquinha, tô mega-ocupada. mas assim que sobrar um tempinho, leio tudinho. bjs.