março 12, 2007

Ainda sobre mulheres... um desabafo!

Nessas datas festivas, onde comemora-se um dia específico fica a dúvida: O que efetivamente representa o Dia Internacional das Mulheres?

Acho que é um dia para se refletir... sobreturo sobre o papel sexual feminino na atualidade.

Uma das coisas que mais me assusta é o discurso de muitos sobre as diferenças relacionadas a gênero onde quase sempre encotnramos o argumento das diferenças entre os sexos e seus papéis, onde a mulher normalmente é posta como vítima, como explorada e levantam-se bandeiras na tentativa de criar uma verdadeira revolução sexual.

Mas essa já não aconteceu tempos atrás?

Pois bem... muita coisa mudou desde então, nos deparamos com revolucionárias xiitas que queimaram seus sutiãs e passaram (muitas delas) a se relacionar com outras mulheres, o ódio pelo masculino era tanto que houve um verdadeiro levante contra os homens, tentaram nos impor ternos e gravatas para serem usados no trabalho, nos proibiram decotes e maquiagem, e ser mãe pareceu ser um peso e quase um castigo ...

no entanto...

quando treino o meu olhar estrangeiro e percebo as mulheres do século XXI vejo que muitas dessas revolucionárias do passado apenas repetiram os mesmo papéis masculinos tanto criticados por elas mesmas. Se ser mulher moderna era repetir o que há de pior nos homens pra quê tanto esforço?

Banalizar o sexo, as relações pessoais (o casamento e o namoro) tentar modificar o que culturalmente foi sedimentado por anos, como por exemplo, as formas de se vestir e falar não são atitudes modernas, e sim apenas um tropeço no que se diz ser moderno e inovador.

Acredito que nossa feminice é o que há de mais sublime, poder parir uma vida e entregá-la ao mundo e além de tudo, ter a nossa sensibilidade para tratar o mundo em volta, além de outras coisas é o que nos faz ser uma mulher inteira.

Fico apreensiva com o discurso e sobretudo a atitude de algumas mulheres que estão misturando as estações e confundem modernidade com libertinagem, a vulgaridade é algo que me assusta e me envergonha. Vejo que algumas moças simplesmente copiam as atitudes mais indiferentes e nojentas do sexo masculino.

E realmente, depois de tanta luta por igualdade vejo que muitas estão apenas repetindo padrões já estabelecidos (pelo homens, claro), querem ser homens sem o falo entre as pernas.

E o que há de mais mágico no ser mulher simplesmente é posto de lado e é tido como antiquado, old fashion, careta e por aí vai...

Acho que toda a luta feminista valeu muito e isso é incontestável (ThankGod!), assim como ainda há muito pra se conquistar, como melhores salários (as mulheres ganham menos que os homens quando ocupam a mesma posição na carreira, com exceção das modelos de moda), ou então contra violência doméstica entre outros tantos, mas acho que a maior conquista é a escolha!

Poder escolher, saber o que vai fazer na carreira, com quem casar (ou não casar), poder transar ou não antes ou depois do casamento sem ter que ficar atrelada a ninguém, ser ou não mãe, não ser posse de nenhuma pessoa (nem dos pais, nem do marido), assim como poder escolher o que vestir ou o que calçar, como usar o cabelo ou qualquer parte do corpo, etc, etc, etc são conquistas de escolha.

Nós escolhemos e tudo depende somente de nós.

Mas aprender a escolher ainda é um desafio para muitas. Acho que estamos caminhando, mas o que temos que tomar cuidado é simplesmente com a direção e rumo que estamos tomando.

Realmente, (e digo isso sem nenhum preconceito ou juizo de valor) algumas atitudes de certas mulheres me deixam envergonhadas por pertencer ao mesmo sexo, pois essas simplesmente ainda não se conscientizaram do seu real valor no mundo e se diminuem ao preço de uma boa trepada, onde um falo ambulante tenta apenas aliviar suas necessidade fisiológicas e sua carência num buraco que se encontra a mão, no caso, o dela!

Nenhum comentário: