março 20, 2007

Saravah

Essa semana me dei um presente que há muito tempo eu tava querendo demais.

Parei no quiosque da Biscoito Fino no shopping e comprei 3 DVS da Maria Bethânia, um deles, um filme chamado Saravah, uma espécie de documentário, um francês aprendendo o que é o samba carioca de raiz, Paulinho da Viola sem barba, Baden Powel novinho... mestre dos acordes, e a minha amada Bethânia cheia das pulseiras e aplique na cabeç!

Estavam todos numa praia, cantando e tentando passar para o tal francês o que é o espírito do sambista de raiz, até que Paulinho da Viola com o violão em punho puxa uma música que foi sucesso na voz da Dalva de Oliveira, Bethânia toma frente e solta o gogó, entre um refrão e outro solta uns elogios a letra, sim... a música é inigualável...

Eles estão na realidade comendo peixe e tomando uma cerveja na praia de Itaipu em Niterói... e como isso é delicioso, eu mesma já me perdi algumas vezes naquelas areias... entre copos, espinhas de peixe e samba. Aí vai a letra... e pra quem já amou um dia, e pra quem já entrou num relacionamento-furada (e acredito que isso cabe a qualquer mortal...), a letra cai muito bem:


Tudo é Ilusão
Não, não foi surpresa para mim
Porque tudo na vida tem fim
Eu esperei com resignação
O triste dia da separação

Vai meu amor
Siga o teu destino
Que eu seguirei o meu
Sejas feliz, adeus!

Nada dura eternamente
Tudo na vida é ilusão
Eu sabia que mais cedo ou mais tarde
Chegaria o dia da separação


Pra variar como eu sempre digo e já escrevi isso num post anterior, nada como um bom samba canção dotado de tristeza para fazer alegria de muitos...

não me esqueço de um acorda-alice que a luciana, uma amiga sambista que só, me disse uma vez enquanto eu curtia a maior dor-de-cotovelo do mundo

"amiga, deixe a dor pra ser cantada pelos sambistas!"

É isso, "vai meu amor, segue o seu destinho que eu seguirei o meu, sejas feliz e adeus"

cante pro santo subir, cante pro santo de deixar, e cante pra dor ir embora de vez, que ela vai, uma hora ela simplesmente vai...

(Pri, esse post é dedicado a vc, viva o luto, quando um amor morre a gente tem que velar o defunto, não adianta ser viúva alegre. Nada mais triste que uma falsa alegria, viva cada etapa, porque assim... a gente cura as feridas de dentro pra fora, e quando menos esperar o riso brota naturalmente com uma força descomunal! Acenda uma vela e beba o morto como dizem)