abril 27, 2007

Coisas de Sangonça

"Moro em São Gonçalo, gosto de Niteroi, curtimos bailes do Rio e Fazenda somos nós..."

Esse é funk famoso muito cantado na época do auge dos bailes... ele demonstra exatamente os sentimentos e vontades dos moradores da região que estou inserida.

Desde que comecei a frequentar assiduamente São Gonçalo tenho percebido algumas caracteríticas locais...

Na realidade, minha primeira infância foi vivida lá, meus primeiros anos de vida eu passei numa casa num bairro nobre da cidade, pés no chão, garotada brincando até tarde na rua e cadeiras de praia na calçada, foi um período feliz onde pude aproveitar tudo que uma criança poderia... bandeirinha, queimado, pic nic, roubar fruta da casa do vizinho e por ai vai...

Nasci em Niterói por puro acidente de percurso, minha família é são gonçalense e moram lá até hoje.

Como dizem, bom filho a casa torna e hoje me vejo trabalhando na região, estou me mudando para um dos bairros mais pobres do município a fim de fazer trabalho de campo, e estou curtindo demais essa oportunidade profissional.

No entanto, desde que comecei a ir para São Gonçalo mais assiduamente comecei a observar as nuances da região, que mesmo tão próxima de Niterói guarda características peculiares e próprias.

A primeira coisa que percebi é a forma como alguns moradores lidam com as pixações, e há pixações por todos os cantos, mas em alguns muros não, se encontram limpos e pintados... me perguntava porque... quando vi uma placa "ESPAÇO RESERVADO PARA PIXADORES AMADORES"

Funcionou.

Os pixadores não querem ser chamados de amadores, eles são na realidade pixadores profissionais, claro... eles não vão deixar suas assinaturas num espaço para amadores... rs

Outro ponto:

Lá existe a cultura da lycra e do tactel. Todos usam esses materiais em qualquer momento, seja no trabalho, no lazer, na praia. Tudo extremamente apertado, colado, arrochado.

Mulheres cultuam aquelas marcas de surf, ou então aquelas grifes do Funk, tudo com strech, purpurina, cristal e bordado. Às vezes, elas usam tudo junto, na mesma peça de roupa...

No cabelo usa-se mtos cremes, mta chapinha, mta florzinha de crochÊ...

a maquiagem é florescente, tudo nos olhos, as negras usam lápis branco, as brancas usam lápis lilás, azul florescente ou amarelo.

Estranham meu estilo retrô e dizem que uso umas roupas esquisitas, parecendo com a avó delas!

Achei o máximo a percepção do retrô como sendo um defeito estético, algo referente ao passado, ao velho e antigo. Perguntam de onde é minha roupa, antes eu respondia "É da Sacada" ou "É da Maria Bonita Extra"

( uma cara péssima de estranhamento surgia)

"Ah, não conheço não, até as lojas que vc compra são esquisitas"

Hoje quando me perguntam eu só digo "Uma loja lá no Rio" e se dão satisfeitas pela resposta.

Um dia usei uma calça linda de malha, pintada a mão da grife mineira Elvira Matilde (www.elviramatilde.com.br) e perguntaram se eu ia para um festa junina.

Estranham a volta do balonê, meus sapatos de bico redondo ou os micro-saltos, nem vou comentar aqui sobre os meus colares de pérolas...

Os gostos musicais tb são específicos, aqui impera o Funk, o Axé e o Pagode.

Eu ponho Elis Regina no meu computador e sou quase malhada como o Judas em sábado de Aleluia, ponho Clara Nunes e todos mandam tirar a música de macumba, Maria Rita então... nem pensar, porque pior que a Elis só a imitação dela.

O povo aqui não tem hábito de cinema, teatro, ou shows. Só se for show de micareta ou baile funk do ItaShow, onde rola pura pegação desenfreada.

Segunda é o dia de colocar os assuntos em dia, e o comentário geral é sempre sobre as carnes que foram queimadas na laje no fim de semana ou o rodízio de massa + carne + buffet de salada com direito a comida japonesa...que eles foram no fim de semana, sim, porque aqui, só vale a pena ir a um restaurante se for naqueles mega rodízios que têm de um tudo... uma combinação bombástica de vários tipos diferentes de comida!

O lema é levar vantagem extrema.

Os carros são rebaixados, com insufilme pretíssimo e adesivos grandes com palavras em inglês que eu duvido que eles saibam a conotação "MEGAPOWER" , "SOUNDMACHINE" e por ai vai...

O porta-malas é enorme e os espaço é dividido pelo tanque de gás e as caixas de som gigantescas... o carro passa na rua e a gente treme de tão alto é o som... as pessoas querem aparecer, querem se mostrar, e o som ajuda a chamar atenção... investimento no carro é um quesito importante...

Há outras questões aparentes, como as senhoras que carregam toalhinhas felpudas presas no sutiãs para secar o suor, São Gonçalo não chega a ser Bangú, mas está bem próximo... rs
Quente que só, e os ônibus e as lojas comercias em sua maioria não têm ar condicionado... já viu o drama que é viver por aqui...

De qq forma, um amigo antropólogo , são gonçalense já há mto tempo morador do Rio, me disse a seguinte frase : "Você sai de São Gonçalo, mas São Gonçalo não sai de você!"

É isso, e viva o subúrbio metropolitando do Rio.

Rs... VIVA!

8 comentários:

Desastrólogo disse...

eu também já assisti por lá, em 2001, durante 3 meses. é assim mesmo.

Diogo Lyra disse...

São Gonçalo é uma espécie de região dos lagos sem praia...

Diogo Lyra disse...

obs: Hi, dá uma olhada no meu post de sábado - uma charge que é a tua cara, feita por um desenhista do blog "caralhaquatro"...

Tamires disse...

Engraçado ,tive a mesma sensação lendo algumas partes do romance o cortiço,ele descreve toda aquela massa aglomerada e cheia de vida de forma que nos leva a pensar que é impossivel tudo aquilo passar despercebido.

Abraços Hilaine.

4rthur disse...

querida amiga, muito boa essa sua percepção sobre o estilo sãogonçalence de ser. E, lendo essa sua descrição minuciosa, percebi que você já está começando a absorver algumas peculiaridades locais, como o linguajar. Veja se não estou certo:

"O porta-malas é enorme e os espaço é dividido pelo tanque de gás e as caixas de som gigantescas".

Nem venha me dizer que foi erro de digitação. "Os espaço é dividido" é a maior prova que esse convívio já está te levando a falar que nem os pessoal tudo!

4rthur disse...

A propósito, você encontra-se devidamente linkada, incensada e purpurinada na minha página. E tomara que a gente se esbarre na náite novamente!

Unknown disse...

Querido arthur,vc está certíssimo! estou já fazendo parte da nata gonçalense sim... mas aqui, nesse caso, foi erro de digitação

nao deu tempo de revisar...

hahahahhahahahahaha

perdoe-me se feri o bom e velho português! hehe

beijos

Hi

nos encontramos na naite com certezamente!

demorô

4rthur disse...

Não feriu o bom e velho português, não. Falei ontem com o Manuel e ele disse que passa bem.

Só pego no seu pé de palhaçada porque gosto de brincar com quem me sinto confortável pra fazer isso.

Como você, por exemplo!!!

beijos mil.