abril 13, 2007

Música para ouvir

Que lugar a música tem na sua vida?

Eu diria que na minha ela tem um lugar central. Eu faço tudo melhor ouvindo música, escrevo melhor, trabalho melhor, dirijo, converso, namoro, transo, sempre embalada por alguma canção.

Acaba que as músicas se transformam em verdadeiras trilhas sonoras que fazem parte de períodos da minha existência. Tem cantores que eu não consigo ouvir e não lembrar de uma época, de uma pessoa... incrível isso.

E as letras? A gente escuta, ouve prestando atenção e o que tinha tudo a ver com a gente, passa a não ter mais tanto sentido...

Eu via exatamente esse movimento quando ia na festa PLOC anos 80, era mto engraçado ver as pessoas lembrarem de suas épocas e começarem a contar sobre as festas, sobre a infância e adolescência, uma nostalgia boa ficava aparente nos rostos de cada um... eu via até uns caras grandões fechando os olhos com um certo sorriso na boca.

Bacana isso... era gostoso... a festa inclusive, nem tinha aquele clima de pegação de boate, no final, tocavam as músicas infantis e todos se lembravam dos passinhos da coreografia dos menudos, xuxa e bozo. E todos dançam-pegam-esticam e puxam... e viva a festa da Xuxa!

Cada relação amorosa tem a sua característica, ja namorei um amante de rock anos 80, outro gostava de música regional, outro MPB, outro amava rock inglês, e atualmente estou sendo sabatinada no mais puro rock clássico, psicodélico, heavy, hard, e por aí vai... aprendi o valor do Rolling Stones e a importância do Pink Floyd para o mundo da música... isso porque o bruto ama samba de raiz e toca tamborim em escola de samba.... ou seja, no que se trata de clássico, o sujeito dá show... menos mal.

Nem consigo conceber a idéia de estar com alguém que goste de axé, ou então aqueles pagodinhos paulistinhas, com passinho marcado e coro gemido, "ai ai ai liga pra mimmmm"

socorro!

De qq forma Deus tem sido generoso comigo e tem colocado em meu caminho amantes de muito bom gosto musical, que passam a curtir Maria Bethânia por minha causa... é a minha maior contribuição musical. Não há como escutar a deusa e não se lembrar de mim, impossível!

Isso porque até hoje, nenhuma outra voz conseguiu tocar minha alma como ela faz... não mesmo.

Bem, é isso.

Nesse momento, escuto Leoni, Lágrimas e Chuva, em dueto com Léo Jaime.
A versão tá bem legal...

melancólica no grau certo.

3 comentários:

gigi disse...

Eu já tenho um playlist preparado para conduzir meu dia, já divididinho de acordo com minhas variâncias de humor. De manhã, funk brabo pra acordar... depois do almoço, MPB pra fazer a digestão e samba alegrinho ao final do dia.

Unknown disse...

Amiga, eu tb já tenho um playlist preparado... coloquei no meu mp3, várias possibilidades... 1GB não me foi suficiente!

rs...

beijos mona!

4rthur disse...

Cara, música é tudo na minha vida, estou até triste de estar pegando pouco no violão...

Ia concordar com tudo que você disse, até que surge Leoni e lágrimas e Chuva. Aí tu me desmontou.