abril 02, 2007

RESULTADO DO BEIJAÇO



O Beijaço aconteceu e foi um sucesso. O ato público contra o preconceito e a discriminação deu no que falar, participantes do movimento gay compareceram, deram entrevistas fazendo com que o protesto tivesse um discurso político.

Várias pessoas estiveram lá, gays e simpatizantes, e deram seu grito contra a homofobia.

O Pierre, personagem principal desse movimento todo, esteve presente e saiu de lá com a sensação de ter sua alma lavada, o choro da semana passada deu lugar ao riso, e deixamos claro que quando a sociedade percebe que seus direitos foram agredidos ela simplesmente grita!

Gritamos contra a discriminação, levantamos bandeiras arco-íris colorida, e beijamos.

O beijo proibido da semana passada transformou-se em um beijaço coletivo na semana seguinte. Um rapaz foi expulso de um lugar público por transmitir um ato de carinho ao seu companheiro, queríamos ver agora como seria ter que expulsar mais de 70 pessoas que beijavam no mesmo lugar...

Não nos expulsaram.

E Beijamos.

No final, tudo acabou numa grande brincadeira, um samba começou a tocar, Clara Nunes por favor, Tristeza e pés no chão, todos voltaram a dançar e cantar, a alegria contagiou os outros freqüentadores do bar.

O dono do estabelecimento não foi, ele não iria dar as caras mesmo, mas mandou um representante, que estava tenso a olhos vistos, porém muito aberto ao diálogo, conversou com todos os responsáveis pelo evento, e eu era uma delas, entramos em acordo a favor da democracia e liberdade de expressão, deixamos tudo por conta de um (provável ou não) simples mal entendido...

Mas a tarefa foi cumprida, o meu amigo Pierre saiu de lá feliz e isso que era o mais importante, não aceitar as coisas como elas são é um princípio que deve ser cultivado, não aceitar que nossos direitos sejam agredidos ou manchados é uma forma de dizer que estamos atentos e somos cientes do que é certo e errado.

A ignorância não deve nos pertencer e muito menos condicionar nossos atos e crenças.Levantar bandeira pelo que se acredita é atitude para poucos, mas quando esses poucos acertam e defendem uma causa justa e pertinente para a sociedade, alcançando resultados esperados, mobilizando outros que contribuem cada um com sua forma própria, acaba por promover um sentimento de satisfação, uma verdadeira sensação de dever cumprido que não se iguala a nenhum outra emoção.

Desde já agradeço a contribuição de todos, os que se interessaram, os que perguntaram sobre o caso, os que estiveram presentes no Beijaço, os que se indignaram, os que leram e responderam o e-mail, e os que de alguma forma apoiaram o protesto, o Pierre, e a mim...

Que não nos calemos nunca, que sempre haja bandeiras para serem levantadas, e contem comigo para gritar alto por nossas causas (as suas e as minhas), porque ter atitude é necessário para justificar a nossa crença. Tem gente que acredita em muita coisa, eu prefiro acreditar nas pessoas.


Mais detalhes... veja na matéria do Mundo MiX:

http://mixbrasil.uol.com.br/mp/upload/noticia/6_72_58983.shtml

2 comentários:

Diogo Lyra disse...

Hilaine é gente que faz.

Diogo Lyra disse...

OBS: parece que alguém abandonou o Fundo de Quintal Literário...