agosto 03, 2007

AMORES

Esse é o nome de um filme do Domingos de Oliveira que particularmente eu gosto muito...

O tema do Saia Justa dessa semana foi o diferente tipo de amor: AMOR DE AMIGO X AMOR DE AMANTES

Fiquei pensativa enquantos as 5 mulheres tagarelavam sem parar e emitiam suas impressões... qual seria afinal a diferença entre esses amores????

O amor de amantes é aquele que depositamos e investimos muito, esperamos retorno, é como uma verdadeira compra de ações e aguardamos que elas valorizem e nos tragam lucro, lucro esse que gera prazer e poder.

os relacionamentos de amantes são relações de poder. Há machismos e feminismos, luta de gêneros, papéis sociais outrora estabelecidos e que estão se misturando e se dissolvendo... lutamos por condições igualitárias, onde há luta, há uma relação de superior e inferioridade, portanto, há relação de poder.

Diferentes das relações de amizade. Aristóteles dizia que amizade é uma virtude, concordo com ele. Os amigos são uma bênção, os amores vem e vão e os amigos (e eu falo dos verdadeiros) ficam sempre.

A amizade é a nossa primeira noção de coletividade, a necessidade que temos que viver em sociedade, onde dependemos um do outro, a tal solidariedade mecânica e orgânica que o sociólogo descreve. Dependemos da atuação e função do outro para que a sociedade funcione, para que tudo aconteça e possamos viver bem, de forma plena e intensa.

E o vínculo se torna mais forte e se estabelece quando nessa relação ocorre a afinidade. Seja afinidade relacionada a gostos e preferências, como por exemplo, amar os filmes do Almodóvar e gostar de moda, como afinidade de sentimentos.

Podemos nos unir e nos aproximar na dor ou na felicidade, quantas amizades não são começadas durantes uma festa ou na torcida de um futebol?
E a tristeza?

Essa também nos une.

Eu por exemplo, tenho uma amiga que estava passando pelo mesmo sofrimento que eu, juntas choramos e desabafamos a morte de nossos amores, sim, nos unimos na dor para velarmos nossos mortos, um amor terminado é a sua morte, e a morte de um amor gera tanto sofrimento quanto a morte física de alguém que gostamos.

A cada dia nos falávamos e nos preocupávamos uma com a outra, a nossa primeira frase do dia era " e ai, como vc está hoje?"

Essa era a primeira frase do dia até que a dor passou e frase perdeu sentido.

sim, tal como a terapia do AA, falávamos sobre nosso sentimento do dia, "por hoje não chorei, não liguei pra ele"...

Hoje damos grandes gargalhadas, quase um ano se passou... e o sofrimento foi-se-embora-como-se-nunca-tivesse-existido... mas a amizade continua... sinto que será longo, talvez eterna.

As amizades são relações que dão certo, e melhor que amar um amigo é ter um amante que é sobretudo seu melhor amigo.


(Gigi, uma pena que não sejamos gays... rs)

5 comentários:

Desastrólogo disse...

ã-hãn,vc tb vê saia justa, né? rsrsrsr bjs.

gigi disse...

É verdade, Hi... hoje a gente ri disso, né? O tempo passa! Pena que não somos gays, senão a gente ia morar em São Conrado, num duplex. Um andar só de closet.

bj

Diogo Lyra disse...

Hi, esta história toda é bem mais simples: a diferença entre amor de amigos e amor de amantes é que, no primeiro caso, ninguém come ninguém.
Ou não...

Fê Seixas disse...

Realmente o fim de um amor é uma morte, afinal é a morte de um sentimento. Temos que aprender que no fim essa dor vai passar, por mais forte e intensa que ela seja um dia ela acaba.

4rthur disse...

enter os pessoal tudo existem três tipos de amor: fiel, amante e lanchinho da madrugada.

sumida, fia?