fevereiro 11, 2008

Oh quanto riso, Oh quanta alegria!


O Carnaval passou, e a chuva também (Thank God!), e aí vai a minha crítica dos blocos que fui esse ano.

SEXTA-FEIRA

Tudo começou na sexta-feira no CONCENTRA MAS NÃO SAI
(bloco animado, porém impraticável, muita gente, muita barulheira (não se consegue sequer ouvir a banda, tinha uma banda??? Me disseram que sim, acabei não concentrando, passei longe)

Logo depois, fui para uma batuque que rolava na Praça São Salvador, e para minha surpresa lá pelas 23h, chegou o bloco BREJEIRO, muito bom, animado, nada apertado, nada tumultuado, mas infelizmente peguei a folia no final, mas deu para dar um gostinho de primeiro dia de carnaval.

SÁBADO

Sábado começa cedo, CÉU NA TERRA, na veia logo às 8h da manhã. Foi o bloco que mais tinha gente bonita, fantasias bem produzidas, grupos de amigos fantasiados, e ainda com o cenário de Sta Teresa... nossa, foi lindo, o bloco porém, tava impraticável, cheio demais, esse foi o primeiro e o último ano que participo desse bloco, os pés ficam em frangalhos devido ao calçamento irregular.

No entanto, à tarde, curtimos o CARIOCA DA GEMA, segundo ano desse bloco, tinha carro de som, o que nos possibilitou ficar mais longe da muvuca, e curtir todas as músicas que foram selecionadas a dedo, bloco hiper animado, gente divertida que entrava na brincadeira do carnaval. A chuva que caiu não atrapalhou em nada a evolução!

DOMINGO

CORDÃO DO BOITATÁ: se a chuva atrapalhou eu não percebi. Os pés ficaram cheios de lama, a maquiagem borrada, a roupa molhada, mas valeu. É o bloco onde encontramos os amigos, os conhecidos, os gatinhos. No entanto, as músicas tinham pontos altos e baixos.
Ás vezes tinha uma seqüência boa, com músicas conhecidas, e logo em seguida, o cordão começava a cantar músicas de seu repertório, nada mto carnavalesco, nada mto animado. Meio chato.

A grande descoberta foi a saída do BOI TOLO, que percorreu o centrão, animando geral, poucas pessoas se deram conta dele, o que facilitou os foliões a curtirem com intensidade o bloco. Amigos me disseram que foi um dos melhores do carnaval, não estava lá, fiquei no bloco apenas durante a concentração dele nas escadarias do palácio Tiradentes. Parecia até turmas de formandos posando para a foto de formatura, hehe.

À tarde me direcionei para zona sul, e encarei o QUE MERDA É ESSA em Ipanema. Legalzinho. Não tava entupido, mas sinceramente, esse povo não sabe fazer carnaval, quase ninguém fantasiado, e tudo mto feito nas coxas, repetiam a mesma música o tempo todo, e tinha mais a tônica do escracho do que outra coisa.

Mas aí eu me redimi e encarei o primeiro dia do CACIQUE DE RAMOS, que para mim é o melhor bloco de todos os tempos, os caciques estavam empolgados, rolou fogueira e o povo tava sedento em pular carnaval, o povão invadiu o bloco se misturando aos índios de ramos, formando um dos melhores cordões que já presenciei.

SEGUNDA

Segunda fomos para o VOLTA ALICE, que deu um show de gente animada e bonita. O samba desse ano dava show de ecologia, foram distribuídos as letras da música, e no final, foram tocadas os grandes sambas de todos os tempos, o que acabou fazendo com que relembrássemos dos nossos carnavais mais remotos... foi excelente.

TERÇA

No entanto, para mim terça-feira foi o grande dia.


O QUIZOMBA foi para mim, o melhor bloco de 2008. A seleção das músicas teve um quê especial, em qual bloco se toca Jorge Bem Jor ou Farofa Carioca com ritmo de samba? Ao mesmo tempo passa para as marchinhas, e depois coloca na boca do povo alguns samba-enredos clássicos??? Só no Quizomba. O Trajeto foi pela rua da Lapa, cortando para a Glória, o povo fechou o transito na Augusto Severo, tinha espaço para se dançar e brincar, o carro atravessou os arcos da lapa, e por alguns momentos tudo era fantástico, uma fotografia bonita de se guardar na memória.

À noite, ir para a Av Rio Branco era obrigação. O último dia de desfile do CACIQUE DE RAMOS é imperdível. E foi um dos melhores como eu já previa. E, particularmente, para mim foi uma surpresa quando fui convidada a tocar junto da bateria do Cacique. Toquei meu tamborim com toda a vontade e emoção que me restava. Deixei toda a minha energia lá.

Ainda eufórica eu e uma amiga acabamos indo a um sambão no Brasil Mestiço, tocava lá um grupo chamado TAMBOR CRIOLO e a Luciane Menezes, comandante da casa, deu uma canja. Foi tudo de bom, sambamos até umas 4 da manhã. Sim, o nosso carnaval chegava ao fim, uma pena.

Fica a vontade de continuar pulando ano que vem, se Deus quiser.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu também descobri que os blocos do centro são muito melhores que os da zona sul. beijos. me liga.
robério.