setembro 29, 2006

Convenções... pra quÊ?????


AS CONVENÇÕES TÊM ME DEIXADO LOUCA!!!!!!!!!





Isso é uma pergunta que não me sai da cabeça: por que e pra quê existem as tais convenções????

Estamos num mundo que muda a todo instante, regras, posturas, gostos, moda, tudo muda de acordo com a nova roupagem que a sociedade ganha ao longo dos tempos, então, como adaptar as convenções a tantas mudanças sociais, a tantos valores diferentes e que muitas vezes se contradizem????

Esses dias meu namorado me perguntou porque eu havia pintado a unha de vermelho-laranja se a minha unha estava curta, eu apenas respondi "e quem foi que te disse que eu não posso pintar a unha der co forte porque ela não é comprida?" Mas foi justamente porque ela está curta que eu pintei daquela cor, senão não teria graça.

No fim, ele não sabia me responder, apenas disse que "era assim, porque era assim"

NÃO, ISSO NÃO ME CONVENCE!!!

Por que é que os homens é que devem ligar pra marcar um encontro?
Por que é que as mulheres ficam com as tarefas do lar sempre?
Por que é sempre o homem que paga pelas despesas da noitada, se muitas vezes a mulher ganha mais que ele?
E se ela ganha, qual o mal em poder bancar o namorado????
Por que usar unhas dos pés pintadas de esmalte escuro é considerado feio????

Vários porquês...




Por que o homem pede a mão da mulher em casamento e não o contrário? E por que é a mão? Ele vai ter o corpo todo... rs...

Porque hj em dia, mta gente casa sem pedir a mão pra ninguém, ou então junta, ou usa ou não usa aliança... porque aquilo lá são meras convenções...

Por que o padre diz "alguém tem alguma coisa a dizer antes de finalizarmos esse matrimônio"
nunca ninguém diz nada, ou nunca disse... ou por que ele manda aquela "pode beijar a noiva" se o cara já comeu a noiva toda, e muitas vezes ela ta com um bacuri do sujeito no bucho!

Não entendo por que as tais tradições não se otimizam e mudam conforme as mudanças sociais, hoje virou tudo um grande circo de rituais... como a festa de 15 anos que antes servia para apresentar a filha (passivel de um casamento) a sociedade!

Hoje em dia a menina de 15 anos já rodou tanto que não precisa mais de uma festa para introduzí-la ao meio social, ela já está mais do que safa na noitada!


Por que mulher tem que depilar e homem não???? Essa é uma questão que me assola todo mês na cabine do Pello Menos (Aquele instituto de depilação todo lilás, que aliás me dá nos nervos, porque ali nada é lilas pra quem está com os pentelhos sendo arrancados a cera quente, é mto muito vermelho, tdo mto intenso... rs)

enfim...

Essas são algumas indagações... Afinal de contas já passa da meia-noite, e amanhã meu dia será cheio...

O QUE ESPERAR?????

Que nós possamos sempre indagar, questionar E MODIFICAR os padrões que não se sustentam, e tenhamos força, coragem e perspicácia pra fazer a nossa mais absoluta vontade! Sempre...

Um comentário:

Anônimo disse...

Rituais, muitas e muitas vezes, não são inúteis. Mesmo que o significado tenha se perdido no tempo, ele, de fato, existe. Por mais que alguns pareçam inúteis, são eles que dão a legitimidade ao ato praticado. Sociedades de qualquer natureza, antigas ou modernas, estão ligadas a vários rituais ou convenções.

Concordo com o que você disse com as convenções de comportamento (como pintar a unha e se depilar), pois é algo pessoal e a pessoa não é obrigada a seguir convenções.

Mas excluir os ritos da sociedade indiscriminadamente não me parece algo plausível. E pelo final do seu texto, também acho que você concorda com isso. Acho que é uma forma de simplificar as coisas, e nem sempre simplificar as coisas implica em avanço de qualidade.

Beijos!