dezembro 15, 2006

Paixões e Amores

Dia desses estava conversando com uma amiga e falávamos sobre a paixão.

O que é paixão? O que é apaixonar-se? Por que ela é tão necessária?

A paixão é o combustível da vida, é ela que dá graça pra tudo, o sal que tempera o cotidiano e nos torna mais felizes... trabalhamos melhor, estudamos melhor, nos sentimos mais belos, mais poderosos, mais tudo!

A questão toda é que a gente acaba usando essa paixão para o enfoque errado, a gente se habituou a colocar em cima do outro toda força motriz que a paixão nos concede... porque paixão é energia, e não deveríamos canalizar essa energia toda para alguém, para uma única pessoa, porque uma hora ou outra ela se perde, e o outro que recebe sente o peso dessa energia toda e realmente isso não é bom, pq depois que ela passa (porque a paixão é mutável, volúvel e volátil) e se vai, a energia que gastamos foi em vão já que nada foi construído.

O ideal é que gastemos essa paixão que temos dentro de nós em algo que nos trará frutos... ser uma apaixonada pelo trabalho, pelo tema que resolvemos estudar, ou por uma atividade física nos trará muito mais benefícios, fará com que a gente viva sempre colhendo frutos a partir dessa energia toda empregada.

Ou seja, o ideal é que a gente dispense energia em tarefas que dependam só da gente, porque entregar a nossa felicidade para o outro é suicídio, pq o outro pode pegar a sua felicidade (que está em suas mãos) e pode simplesmente jogar pra cima, ou então meio que sem querer, pode deixar escorrer e vc fica lá... assistindo tudo de longe, sem poder fazer nada.

Porque o outro pode fazer parte das suas paixões, mas não ser a única, não pode ter prioridade, essa deve ser exclusivamente nós mesmos. Nos tornamos únicos, nos tornamos solução para nós mesmos, uma peça fundamental para o contexto da nossa vida, devemos ser a personagem principal sempre, nada de papel coadjuvante para a história da nossa vida.

Não dá!

É muito melhor quando concentramos a nossa energia em algo que depois a gente consegue, seja um emprego, passar num concurso, emagrecer aqueles 3 kilos que estavam deixando a calça jeans apertada e te deixavam irritada... acaba rolando um gosto de vitória, de sucesso, e tudo graças a uma paixão.

Nenhum comentário: