janeiro 28, 2007

Consequências do SAMBA

Dói

Dói

Tudo é dor nesse momento...

Perdi a voz (estou rouca há 3 dias), meus pés estão em frangalhos e me mexer me causam muitas dores... nas pernas, nas cadeiras, na solas solas dos meus pés exaustos.

Tudo isso consequência da comemoração do meu aniversário no Beco do Rato na última sexta-feira. O Beco, após a divulgação no RioShow bombou e meu aniversário foi um evento, rs...

Sim meus caros, foram horas de samba no pé, exatamente 5h dançando ao som de Iracema, minha mais nova sambista favorita.

Início da noite...estou eu sentada com meus convivas que apareceram em grande número, não teve cadeira e mesa pra todos... cumprimentos, desejos de felicidades eternas, converso e recebo os presentes, todos me agradam, filme, cd, presentes fazendo menção a Betty Boop... sim, dizem que me pareço com a pin up (cá pra nós, eu tb me acho parecida)... quando mais que de repente, Iracema me chama pelo microfone, fala alto meu nome, anuncia meu aniversário, Beco do Rato lotado, o povo esperando a sambista continuar, vou até a mesa... ela me cumprimenta e canta CLARA NUNES!!!!!!!!!!!

O que eu posso fazer? No mínimo é cantar junto e sambar, e assim eu faço, todos abrem espaço, os amigos vieram dançar comigo, abrem espaço e me põem no meio, aquela noite era minha, só minha...

Eu amo Clara Nunes, pedi várias músicas, e Iracema me atendeu, cantou todas com maestria!

Pedi uma das minhas favoritas "Tristeza pé no chão" tirei as sandálias rasteiras, pés no chão... a música pedia e era disso que eu precisava, usei um vestido rodado vermelho, cabelo solto... me senti em casa, leve e feliz, estavam muitos dos meus amigos queridos, os novos e os antigos... cantaram e sambaram comigo...


A tal favorita:

"Dei um aperto de saudade
No meu tamborim
Molhei o pano da cuíca
Com as minhas lágrimas
Dei meu tempo de espera
Para a marcação e cantei
A minha vida na avenida sem empolgação

Vai manter a tradição
Vai meu bloco tristeza e pé no chão
Vai manter a tradição
Vai meu bloco tristeza e pé no chão

Fiz o estandarte com as minhas mágoas
Usei como destaque a tua falsidade
Do nosso desacerto fiz meu samba enredo
Do velho som do minha surda dividi meus versos

Nas platinelas do pandeiro coloquei surdina
Marquei o último ensaio em qualquer esquina
Manchei o verde esperança da nossa bandeira
Marquei o dia do desfile para quarta-feira

Vai manter a tradição
Vai meu bloco tristeza e pé no chão
Vai manter a tradição
Vai meu bloco tristeza e pé no chão"



Sempre que ouço essas músicas penso no significado do samba. Samba é poesia cantada, no samba a gente encontra todos os sentimentos transformados em letras, deixem para os sambistas as dores, porque elas serão cantadas e embalarão muita gente...

São histórias tristes e/ou felizes, que são comuns a todo tipo de gente, porque todos sentem, todos sofrem, todos amam e desamam. Assim, mudam as personagens mas os enredos continuam sempre sendo os mesmos...



6 comentários:

Desastrólogo disse...

é assim mesmo, lindona.
depois da tempestade vem a ambulância. rs. bjs.

Anônimo disse...

Realmente o samba é tudo. Beijocas, minha pin up preferida. Felicidades sempre.

Diogo Lyra disse...

o intrigante no samba é justamente isso: como podem certas letras de conteúdo tristíssimo invocar, naqueles que as escutam, tantas felicidades?! sem dúvida é a expressão máxima não só da cultura, mas do "ser brasileiro".
beijoquinhas.

gigi disse...

Diogo, também tenho esse tipo de questionamento. Ouvi um samba do Nelson Cavaquinho – que, por sinal, é o rei da deprê, é o Kurt Cobain do samba – no qual ele dizia que tinha ficado internado e não tinha recebido uma visita sequer... que só teve amigos enquanto teve dinheiro... que se não fosse pela Dona Carola, ele teria saído do hospital de camisola. E o povo lá, abichaloirando como se fosse um 'viveeeer e não ter a vergonha de ser feliz' qualquer. É foda mesmo.

Hi, parabéns. Pena que não pude ir.

bjs

4rthur disse...

Ô diabos! Nem sabia que tinha sido seu aniversário. Já tinha passado aqui no blog outras vezes, mas perdi essa oportunidade de te rever depois de tanto tempo (acho que a última vez que te vi foi no Cássio, ou terá sido no Iuperj? Sequela...) Enfim, próxima vez que for reunir o povo, não esquece de me incluir na tua lista!

Um beijo grande e felicidades pelos quase 30.

Diogo Lyra disse...

Boa Arthur! Como leitor assíduo e, sobretudo, participativo, do "Mulher de Quase 30", só posso recomendar a fértil inclusão deste blog na lista do Absurdoturos! Confesso que me vi obrigado a relutar muito em manter meus critérios de não linkar "blogs-diário" (por meras razões de impossibilidade quantitativo-sentimentais), mas neste teu espaço acredito que, ao lado da Gigi e da Van or, o "Mulher de Quase 30" fecha muito bem a tríade de blogs-diário femininos!!! São as meninas superpoderosas!!!
Beijocas Hi!!!