setembro 29, 2006

E U A M O



Domingo retrasado tive uma grata surpresa quando fui ao último dia da Primavera dos Livros que aconteceu no Jockey Club. Estava um dia nublado, daquele tipo chove-não-chove, desci do ônibus e vi umas tendas na praça sendo arrumadas em plena praça, primeira barraca que paro é de roupas, um brechó ao ar livre, com duas moças lindas atendendo a freguesia... cada peça era tão bem cuidada, tão bem escolhida, que não pestanejei, fui logo largando minha bolsa de lado e saí experimentando as peças.

Pensar que cada peça pertenceu a alguém, que tinha uma história... ai ai ai

Comprei um casaquinho alemão todo bordado, um blusa estilo Heloísa-Helena (acho o ó essa comparaçao, mas não tem jeito, tá todo mundo falando isso, rs) e um ponche lindo com as cores da moda, azul marinho, vermelho e branco.

As peças vêm fazendo sucesso... todos perguntam onde comprei, como eu achei uma preciosidade daquelas, enfim...

Mas o que mais me deixa incrivelmente empolgada a ponto de fazer uma propaganda aqui no blog é que as meninas são excelentes, criativas, pra cima, com um astral que faz a gente se sentir à vontade mesmo, porque dá pra sentir que elas curtem o que fazem! E isso é inigualável!

Recebo os boletins delas regularmente, e quando experimentei as peças, tiraram da bolsa um máquina digital fizeram minha foto e me mandaram! Isso é que atendimento VIP...

Então, seja VIP também e ceda aos encantos do E U A M O...

bjao

Hi

Convenções... pra quÊ?????


AS CONVENÇÕES TÊM ME DEIXADO LOUCA!!!!!!!!!





Isso é uma pergunta que não me sai da cabeça: por que e pra quê existem as tais convenções????

Estamos num mundo que muda a todo instante, regras, posturas, gostos, moda, tudo muda de acordo com a nova roupagem que a sociedade ganha ao longo dos tempos, então, como adaptar as convenções a tantas mudanças sociais, a tantos valores diferentes e que muitas vezes se contradizem????

Esses dias meu namorado me perguntou porque eu havia pintado a unha de vermelho-laranja se a minha unha estava curta, eu apenas respondi "e quem foi que te disse que eu não posso pintar a unha der co forte porque ela não é comprida?" Mas foi justamente porque ela está curta que eu pintei daquela cor, senão não teria graça.

No fim, ele não sabia me responder, apenas disse que "era assim, porque era assim"

NÃO, ISSO NÃO ME CONVENCE!!!

Por que é que os homens é que devem ligar pra marcar um encontro?
Por que é que as mulheres ficam com as tarefas do lar sempre?
Por que é sempre o homem que paga pelas despesas da noitada, se muitas vezes a mulher ganha mais que ele?
E se ela ganha, qual o mal em poder bancar o namorado????
Por que usar unhas dos pés pintadas de esmalte escuro é considerado feio????

Vários porquês...




Por que o homem pede a mão da mulher em casamento e não o contrário? E por que é a mão? Ele vai ter o corpo todo... rs...

Porque hj em dia, mta gente casa sem pedir a mão pra ninguém, ou então junta, ou usa ou não usa aliança... porque aquilo lá são meras convenções...

Por que o padre diz "alguém tem alguma coisa a dizer antes de finalizarmos esse matrimônio"
nunca ninguém diz nada, ou nunca disse... ou por que ele manda aquela "pode beijar a noiva" se o cara já comeu a noiva toda, e muitas vezes ela ta com um bacuri do sujeito no bucho!

Não entendo por que as tais tradições não se otimizam e mudam conforme as mudanças sociais, hoje virou tudo um grande circo de rituais... como a festa de 15 anos que antes servia para apresentar a filha (passivel de um casamento) a sociedade!

Hoje em dia a menina de 15 anos já rodou tanto que não precisa mais de uma festa para introduzí-la ao meio social, ela já está mais do que safa na noitada!


Por que mulher tem que depilar e homem não???? Essa é uma questão que me assola todo mês na cabine do Pello Menos (Aquele instituto de depilação todo lilás, que aliás me dá nos nervos, porque ali nada é lilas pra quem está com os pentelhos sendo arrancados a cera quente, é mto muito vermelho, tdo mto intenso... rs)

enfim...

Essas são algumas indagações... Afinal de contas já passa da meia-noite, e amanhã meu dia será cheio...

O QUE ESPERAR?????

Que nós possamos sempre indagar, questionar E MODIFICAR os padrões que não se sustentam, e tenhamos força, coragem e perspicácia pra fazer a nossa mais absoluta vontade! Sempre...

setembro 19, 2006

Questionamentos...

"Mulheres são assim depressivas. Pois transformam simples simples vontades em necessidades vitais e, diante de uma transitória impossibilidade, distorcem as sensações até torná-las insuportáveis. Uma espécie de TPM zodiacal, algo meio físico, meio metafísico, energético, quem sabe, bioquímico, com certeza, que lhes ataca as idéias, enlouquecendo-as. E, por uns segundos, ela pensa em se jogar na frente de uma Kombi que está vindo."

A Kombi vem, dou um passo a frente, mas não... não vale a pena, recuo.

Ali na calçada, olho para o outro lado. Tem uma mãe segurando firme o braço da filha, para que ela não fuja, não se machuque. Penso que se ela soubesse da minha intenção segundos atrás brigaria comigo e me daria um abraço.

Tem gente que é assim. Morde, e depois assopra.

Será que ela me "salvaria" porque gosta de mim? duvido. Ela (a mulher do outro lado da calçada) nem me conhece. Mas ela me salavaria pensando nela mesma. Ela evitaria o trauma de ver uma pessoa sendo estraçalhada por uma kombi, isso provavelmente a chocaria e com certeza traumatizaria a filha.

Pessoas são assim mesmo. Pensam nelas próprias o tempo todo. Agem e agradam o outro pensando em si próprias, e consciente e inconscientemente mordem e assopram.

Confesso que também sou assim. Mas esse jogo, essa troca de interesses perde sentido quando entra no campo do amor. Nessa hora simplesmente me lanço, me entrego com tal força que esqueço de tudo, e só o "nós" passa a ter importância. Fico do lado, afago, compreendo, amo, suporto, animo, choro, sofro, vivo tudo, sempre assim...

Fico me perguntando se o outro merece... será que o outro ou o relacionamento em si merece o peso de uma doação, da doação de alguém?

Acho que não.

setembro 18, 2006

Intrigante... cor.cores.nuances....

Recebido por e-mail de duas amigas, achei no mínimo intrigante...



Escrito por uma criança africana...


Quando eu nasci, era Preto;
Quando cresci, era Preto;
Quando pego sol, fico Preto
Quando sinto frio, continuo Preto
Quando estou assustado, também fico Preto.
Quando estou doente, Preto;
E, quando eu morrer, continuarei preto!


E você, cara Branco,
Quando nasce, você é rosa;
Quando cresce, você é Branco;
Quando você pega sol, fica Vermelho;
Quando sente frio, você fica roxo;
Quando você se assusta fica Amarelo;
Quando está doente, fica verde;
Quando você morrer, você ficará cinzento.


E você vem me chamar de Homem de Cor??!!

setembro 10, 2006

a verdadeira jornada das almas

Nesse fim se semana me deparei com profundos questionamentos sobre amor, amar, ser amado... e medo

Acabei de assistir o filme Jornada da Alma (maravilhoso por sinal) e me fez pensar sobre as diferentes formas de amor... o filme conta a história de dois pesquisadores que investigam a vida de Sabina Spielrein, que quando adolescente foi tratada pelo dr. Jung e por ele se apaixonou.

Na realidade o médico se vê apaixonado pela paciente, ela meio que com uma ar pueril vê o amor de forma simples e intensa. O Dr Jung preso às regras morais de etiqueta da época(repressão do desejo, sexo, etc) desconhecia o sentimento de entregar-se sem limites, sem medos, a uma paixão.

E, fiquei pensativa. Esse assunto já havia sido pauta em algumas conversas minhas com diferentes pessoas...

o M E D O de amar, de ser amado, de se decepcionar, de ser decepcionado, de cobrar e ser cobrado, etc, etc, etc... é muito comum. Depositar confiança no outro é ainda um dilema.

mas como viver plenamente uma relação se tudo for calculado, estipulado, resguardado? E onde ficam os sentimentos livres e inusitados? Onde fica a autenticidade do sentimento?

Acredito que o medo faz parte, mas devemos enfrentá-lo. Como se fossemos andar de montanha russa tendo medo de altura e velocidade. Porque no fundo vale a pena! Porque no fundo, mesmo quando não dá certo, há algum aprendizado, e as feridas, que são consequências comuns cicatrizam sempre. Claro que pode acontecer uma quelóide, mas nada que um bom creme a base de rosa mosqueta não resolva (rs...)

Olho para traz e me vejo hoje uma pessoa muito melhor depois de cada relacionamento que tive. Aprendi com cada um que passou pela minha vida, e hoje mais do que nunca me vejo aprendendo, me desenvolvendo cada vez mais. É uma forma de lapidação, para que fiquemos mais limpos, brilhantes e reluzentes.

Acreditar no "pra sempre" mesmo tendo consciência que ele pode não acontecer com o namorado atual é imprescindível para viver intensa e plenamente uma grande história de amor, fazer planos, jogar limpo, ouvir e tentar compreender, agir com honestidade, dividir sonhos e objetivos são essencias para que saibamos o que é viver a dois. Sexo, corpo, dividir espaço físico é consequência das interações das almas.

Por isso eu acredito mesmo, que o amor é sim a verdadeira mola propulsora da jornada das almas!

setembro 04, 2006

Antigo, caído, velho, ou retrô ????

Hoje a caminho do médico me deparo com um vestido lindo na vitrine de uma loja, ele tinha as cores que vão bombar na próxima estação e que por acaso são as minhas favoritas, não sou francesa mas amo as cores da bandeira...


...............AZUL MARINHO, BRANCO E VERMELHO ...............

Entro na loja rapidamente, a vendedora extremamente atenciosa me mostra o vestido, quando vejo que é simplesmente um vestido B-A-L-O-N-Ê!!!!!

Respirei fundo, meus olhos ficaram tristes, e eu logo suspirei e soltei um sonoro "que pena". A vendedora garante que apesar de ser balonê (sim, ela reconhecia que era meio estranho voltar a usar a moda anos-80) ele vestia mto bem, não engordava e que estava agradando muito. Acreditei na palavra dela, fui até a cabine experimentar.

Sensação estranha. De repente me vejo com 10 anos de idade usando aquela saia balonê que minha mãe tinha comprado na loja da Xuxa, Bicho Comeu. Lembro que minha saia balonê tinha tachinhas e era um jeans todo manchado super na moda nos altos 1986... minha mãe fazia várias chuquinhas na cabeça e enchia minha jaqueta de broches e botons! Ha ha ha ha ha!

Dou uma olhada no espelho, o vestido caiu como uma luva. Ficou lindo. Relutei um pouco em comprá-lo, afinal de contas era balonê, e deve-se pensar pelo menos 10 vezes antes de levar pra casa um modelo oitentista que foi tão marcante.

Mas, antes de decidir, olhei a barra do vestido, "dá pra cortar" pensei comigo mesmo. Se a moda acabar, dá pra aproveitar a roupa e remodelar, pronto, era a desculpa que eu precisava. Levei ele pra casa, claro.

Enfim, o que achar da moda que ganha uma nova roupagem e volta a ficar em alta????

Não sei bem, mas adorei que as bolinas e poás tenham voltado, adorei que os saltos anabela estão nas ruas, e principalmente...

GOSTEI enfim do meu vestido balonê!



E eles, os balonês estão na passarela! Uau! rs...

Quase

"Ainda pior que a convicção do não, é a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase!

É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.

Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase amou não amou.

Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna.

A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e na frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até para ser feliz.

A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.

Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor. Mas não são.

Se a virtude estivesse mesmo no meio-termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.

O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.

Para os erros há perdão, para os fracassos, chance, para os amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.

Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você.

Gaste mais horas realizando que sonhando... Fazendo que planejando... Vivendo que esperando...

Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morre. "


Luís Fernando Veríssimo

setembro 01, 2006

Quintana... Mário, Mário, Mário

Hoje comecei a ler uma antologia poética do Mário Quintana.

Estou encantada. Estou amando a simplicidade dele, a forma, o falar do cotidiano dando importância para cada detalhe.

Nunca fui dada a ler poesia, mas nos últimos tempos tenho sofrido influências de um determinado poeta, digamos que um poeta deveras íntimo...(e extremamente especial), o Oto.

Desde a primeira noite ele falava poesia em meu ouvido, uma música rolava ao fundo, Elza Soares, do cóxix ao pescoço, e ao pé do meu ouvido uma voz susurrava Manoel Bandeira, o dia ia amanhecendo, e a gente se encantava um com o outro... começo de tudo...é sempre uma delícia!

Como na próxima semana acompanharei o grupo de literatura que ele participa, o meu poeta particular, não quis fazer feio. O autor escolhido do grupo para esse mês foi Mário Quintana.

Pedi a uma amiga um livro dele, ela me deu a Antologia Poética. Estou lendo, devorando... e me deparo com o seguinte poema:


...............................................................................................................


SILÊNCIOS

"Há um silêncio de antes de abrir-se um telegrama
urgente

Há um silêncio de um primeiro olhar de desejo

Há um silêncio trêmulo de teias ao apanhar uma
mosca

... e o silêncio de uma lápide que ninguém lê."

....................................................................................................................

Será que eu preciso dizer mais alguma coisa?

(Silêncio)

(Silêncio)

(Silêncio)

Vinícius era um sábio!

" Enquanto eu tiver língua e dedo
mulher nenhuma
me bota medo"


Vinícius de Moraes


Os medos masculinos... tão estranhos,

tão diferentes dos nossos, das mulheres...

Medo de broxar e não ser homem suficiente...

como se isso fosse pre-condição para ser viril...para ser homem de fato.

Bobagem homens!


Vinícius é que era um sábio.

Saber amar é a verdadeira e única pre-condição para um homem ser um homem

(e ponto final).